Nos últimos anos, passamos por situações complexas e adversas, como estiagens, ciclones, enchentes, vendavais, chuva de granizo. Um cenário que demonstra o aumento dos riscos à produção agropecuária, no que tange às condições climáticas.

Além das perdas diretas na produção e geração de renda na agropecuária, este cenário tem contribuído com o êxodo rural e dificultado a permanência das famílias e jovens no campo.

Diante desta realidade, a Emater-RS/Ascar, através do Escritório Regional de Frederico Westphalen, juntamente com a AMZOP, preparou um conjunto de medidas e ações que visam unir ciência, tecnologia, ensino e Extensão Rural, na busca de estratégias efetivas e permanentes de enfretamento às adversidades climáticas.

O Seminário Regional de Enfrentamento às Adversidades Climáticas, que aconteceu na manhã de terça-feira 05, faz parte dessas ações propositivas, e contou com o apoio da Administração Municipal de Cerro Grande, Embrapa e Defesa Civil. A programação contou com quatro importantes painéis abordando temas fundamentais para o enfrentamento às adversidades climáticas:

“Atuação da Defesa Civil na região”, painel apresentado pelo tenente coronel Alexandre Moreira Pereira, coordenador regional da Defesa Civil com sede em Frederico Westphalen. O segundo painel foi apresentado pelo gerente regional da Emater/RS Ascar, Luciano Schwerz, falando sobre o “diagnóstico dos desafios trabalhados nos municípios”.

Na sequência dois painéis foram apresentados por técnicos da Embrapa Trigo de Passo Fundo abordando “ciência e tecnologia no enfrentamento às adversidades climáticas” e “políticas públicas estruturantes para enfrentar às adversidades climáticas”, com Jorge Lemainski e Giovani Faé.

Mais de 250 pessoas participaram do seminário técnico, que encerrou com a proposição da criação de um Comitê Regional, formado pelas principais entidades da região, que desenvolverá ações conjuntas em prol desse propósito.

O prefeito de Cerro Grande Álvaro Decarli destacou que o tema relacionado ao meio ambiente está em evidência no mundo, “enquanto acontece a 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), em Dubai, aqui no norte gaúcho o mesmo assunto está em tela com várias entidades e instituições reunidas em busca de alternativas para amenizar os impactos causados pelos eventos climáticos”, salienta o gestor.