Na manhã da última quarta-feira 06 de setembro véspera do feriado da independência 07 de setembro, o prefeito Álvaro Decarli recebeu das mãos do presidente do Poder Legislativo Municipal de Cerro Grande, vereador Jairo Paulo Matias a centelha do fogo simbólico da pátria que até então estava sendo guardada pela Câmara Municipal de Vereadores desde o recebimento naquela casa no dia 29 de agosto.

Em uma caminhada do Legislativo até as imediações da Prefeitura Municipal a chama foi conduzida pelos vereadores com a participação dos estudantes e professores do Colégio Estadual Doutor Dorvalino Luciano de Souza, responsáveis por manter a centelha acesa desde a sua chegada ao Município ainda no mês de agosto.

Em seus pronunciamentos o prefeito Álvaro Decarli e o vice-prefeito Givanildo Cenci, destacaram a importância de mantermos os costumes e a tradição cultivando também o amor à pátria bem como a cultura gaúcha que será celebrada também neste mês de setembro.

Após passar pela sede do Poder Executivo a centelha percorrerá ainda neste mês as escolas municipais, com o objetivo de despertar em todos os alunos a curiosidade e o conhecimento sobre a origem do fogo simbólico da pátria que por sinal também está ligado ao surgimento da chama crioula.

Essa tradição começou em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.