RPPS – ATA 06/2024


Aos cinco dias do mês de dezembro de 2024, às nove horas da manhã, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Cerro Grande, os membros do colegiado deliberativo do RPPS, acompanhados dos membros do Comitê de Investimentos, dos membros do Conselho Fiscal e do Gestor de Recursos para deliberarem sobre a proposta da política de investimentos para o exercício de 2025.

A elaboração desta política de investimentos foi conduzida pelo Gestor de Recursos e pelos membros do Comitê de Investimentos deste RPPS, órgão auxiliar no processo decisório.

A responsabilidade de deliberação e aprovação desta Política de Investimentos é do Colegiado Deliberativo, conforme o art. 101 da Portaria MTP 1467/2022, cuja às decisões aqui estabelecidas, serão registradas nessa Ata.

A ser observado também, o contido no art. 21, da Resolução CMN 4963/2021, ficando aqui descrito que o modelo de Gestão deste RPPS é o de “Gestão Própria”. 

Do presente documento, extraiu-se que as expectativas de mercado para o exercício de 2025, sinalizam em termos domésticos uma pressão inflacionaria com aumento da taxa básica da Selic, com instabilidade política que afeta em grande parte os rumos da economia trazendo volatilidade ao mercado.

Com relação ao cenário internacional onde se teve a troca de comando político na maior economia do mundo (EUA), onde o partido democrata foi descontinuado em prol do partido republicano ao qual é mais adepto aos interesses nacionais daquela economia. Ao observar também um crescimento tímido da economia chinesa e também da zona do Euro.

Cabe resaltar e destacar também que a tomada de decisão deste colegiado passa pela observação de acontecimentos alheios tais como os eventos climáticos e os conflitos localizados em determinadas regiões do mundo que implicam diretamente no preço dos ativos do mercado e também da moeda americana.

Diante deste cenário, onde a descrição de forma mais ampla está contida no documento oficial desta Política de Investimentos, este colegiado optou por títulos de prazos mais curtos e ativos indexados ao DI como Edge visando o batimento da meta atuarial.

Após a deliberação e votação entre os membros do colegiado, por maioria, ficou definida que a meta atuarial para o ano de 2025 desta política de investimentos  será de IPCA + 5,21%.

Considerando o posicionamento histórico nos investimentos deste RPPS e ponderando a cerca da expectativa de melhora, ou de piora do cenário no decorrer do ano de 2025, poderá esse RPPS, rever a respectiva política de investimentos adequando-a a necessidade de alteração de investimentos seja para o cumprimento da meta, ou para a proteção de eventos adversos aos interesses do fundo. 

Efetuado os esclarecimentos e a retirada de duvidas do presente documento, os conselheiros, por unanimidade aprovam a política anual de investimentos para o exercício de 2025, devendo este RPPS e dando continuidade na observação da lista exaustiva do MPS para fins de credenciamento e homologação das instituições financeiras.

Nada mais a tratar, eu, Cristiana Bombana, estagiaria do RPPS lavrei a presente Ata que vai por mim assinada e pelos os demais participes da reunião.

Observação: As assinaturas estão no documento oficial publicado no CADPREV do Ministério da Previdência Social.

Compartilhar