Proprietário de balsa pede urgência na construção de ponte entre Cerro Grande e Liberato Salzano


Através de suas redes sociais, o empresário Nelci Pastório, popularmente conhecido como Chico da Barca, por há décadas ser o proprietário da embarcação responsável pela travessia entre Cerro Grande e Liberato Salzano, sobre as águas do Rio da Várzea, fez um apelo as autoridades para agilizarem a construção da ponte ligando os dois municípios.

Em seu perfil no Facebook Pastório postou um vídeo com a balsa mais uma vez parada devido a elevação do nível do Rio da Várzea em virtude das fortes chuvas que voltaram a atingir a região neste final de semana. “Nos últimos 14 dias apenas 2 dias conseguimos trabalhar e fazer a travessia, nos demais estamos parados”, disse ele.

Segundo previsão do proprietário, vai ainda de 8 a 10 dias para a embarcação voltar a operar se o clima colaborar. Sem a travessia o percurso entre as duas cidades aumenta em aproximadamente 90 quilômetros, dificultando inclusive o deslocamento de profissionais como médicos e professores que trabalham em áreas essenciais de atendimento a comunidade como saúde e educação.

O projeto para a construção da ponte já está protocolado junto ao Governo de Estado e a obra está orçada em cerca de R$ 7 milhões, sendo fruto de um pleito conjunto dos prefeitos dos dois Municípios, Álvaro Decarli de Cerro Grande e Gilson de Carli de Liberato Salzano, contando com o apoio também da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP) de demais lideranças e autoridades regionais.

A obra deverá ser viabilizada com recursos do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (FUNRIGS). Segundo atualização do projeto não será mais necessária a contrapartida dos municípios, sendo todo o custo financiado pelo Governo Estadual.

Edevaldo Stacke/Ascom Cerro Grande.

Compartilhar