ARTIGO: HORTA NA ESCOLA – Plantando Sementes no Futuro de Nossos Alunos


HORTA NA ESCOLA

Plantando Sementes no Futuro de Nossos Alunos

Professora: Lenara Tomasi Molinari.

Colocar o nosso aluno no centro da aprendizagem é importante para que os estudantes se desenvolvam de maneira completa, adquirindo habilidades relevantes, proporcionando uma formação integral, contribuindo para que os jovens criem um projeto de vida e fiquem mais preparados para o futuro. E nós, como professores, somos responsáveis em proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas e por permitir práticas em equipe explorando as múltiplas formas de compreender e aprender.

Esses conhecimentos podem ser socializados na escola e transportados para a vida familiar dos educandos, por meio de estratégias de formação continuada, como mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional de nossos alunos.

Com base nisso e sabendo que o uso adequado do solo é um fator de extrema importância para o sucesso de muitas economias ao redor do mundo, faz-se necessário trazer esta questão para o âmbito escolar, não só na teoria, mas principalmente na prática. Uma horta na escola deve ter o objetivo de colaborar tanto para as reflexões e ações sobre o uso da terra, bem como para as atividades práticas, nas diversas disciplinas, durante a vida escolar de nossos alunos.

É importante afirmar que a horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Além disso, o seu preparo oferece várias vantagens para a comunidade escolar. Dentre elas, proporciona uma grande variedade de alimentos a baixo custo, no lanche das crianças. Acredita-se que as reflexões e ações ligadas à prática, refletem no cotidiano do aluno, estimulando o cultivo de hortaliças em seus lares, colaborando assim para uma educação ambiental que promova a redução de despesas e prevenção de doenças provocadas pela ingestão de alimentos cultivados com agrotóxicos, sendo esta uma questão socioambiental.