ARTIGO: A importância dos jogos no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II
O uso de jogos na educação tem se revelado uma valiosa ferramenta para ensinar matemática de maneira acessível e divertida, envolvendo os alunos de forma a despertar o prazer em aprender a disciplina através de desafios práticos. As atividades matemáticas permitem que os participantes se divirtam de maneira natural e agradável. Além disso, contribuem para o aprimoramento das habilidades lógicas em cenários que demandam agilidade e concentração. A matemática é uma ciência que permeia várias situações do cotidiano, tornando seu aprendizado fundamental para o desenvolvimento integral da pessoa.
A aplicação de jogos como ferramenta de ensino desenvolve interações e aprimora resultados ao treinar a habilidade de tomar decisões do jogador. É essencial que os educadores atuem como mediadores durante a utilização dos jogos, orientando e avaliando de forma abrangente. A elaboração do currículo é crucial para as atividades lúdicas, guiando a abordagem pedagógica dos jogos em sala de aula.
Grassi (2008) destaca que ao brincar, a criança constrói suas próprias percepções a respeito do mundo, das interações que estabelece e de sua existência. Esse processo a leva a se desenvolver, assimilar informações e criar saberes. Ela se envolve com o ambiente, interage com outras crianças, adultos e objetos, explora, se movimenta, reflete, sente, reproduz, vivencia experiências novas e transforma o que já aprendeu.
A fim de que a escola cumpra sua função educacional, o planejamento curricular deve garantir que os conteúdos sejam abordados de maneira organizada, reflexiva e colaborativa. Os jogos, quando usados como ferramentas pedagógicas, estão em conformidade com os princípios e direitos de aprendizagem estabelecidos pela BNCC (2017). Dessa forma, a aplicação adequada dos jogos favorece o desenvolvimento de habilidades essenciais na infância.
Dentro desse cenário, o uso de jogos matemáticos pode se apresentar como uma opção viável para desenvolver abordagens didáticas que visem melhorar o processo de ensino e aprendizado da Matemática, especialmente, acerca da compreensão de técnicas para elaboração de algoritmos e à aplicação do raciocínio lógico-matemático na resolução de desafios.
Dessa forma, além de familiarizar o aluno com o raciocínio lógico-matemático, a aplicação de jogos no ensino da Matemática pode se revelar uma ferramenta eficaz para promover a interação social. Isso ocorre porque os estudantes precisam compartilhar com os demais participantes do jogo como chegaram a uma solução específica, enfrentando as diversas abordagens e questionamentos de seus colegas em relação a um mesmo desafio.
Silvia Regina Albarello
Graduada em matemática pela URI campus FW
Especialização em matemática e física pela Celer Faculdades FASCISA de Xaxim SC