Centro de Atendimento em Saúde CAS/TEAcolhe já está implantado em Cerro Grande


O programa TEAcolhe já está implantado em  Cerro Grande e integra a Política Estadual de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, oferecendo suporte especializado multidisciplinar, incluindo avaliação (como o teste WISC IV) e terapias para crianças e adolescentes, com foco na inclusão social e apoio familiar.

A prefeitura, por meio da administração atual, investe na qualificação de serviços de saúde e educação, incluindo a aquisição de ferramentas de avaliação, como o teste WISC IV, e formações para monitores escolares sobre TEA em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O programa busca atender à crescente demanda por suporte, envolvendo psicólogos e fonoaudiólogos, focando no desenvolvimento pessoal e na autonomia beneficiando também municípios vizinhos. Cerro Grande está conectado à rede estadual (com Centros de Referência Regional e CAS), garantindo suporte a pessoas com TEA em todo o Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde

Segundo a portaria 963/2025 da Secretaria Estadual da Saúde, que regulamenta a criação doCentro de Atendimento em Saúde – CAS/TEAcolhe em Cerro Grande, este é um serviço regional especializado, com acesso regulado via Sistema GERCON, para o atendimento e para a avaliação de casos de autismo, em todo o ciclo de vida, devendo abranger o atendimento da população da respectiva região de saúde, respeitando as pactuações estabelecidas na regulação dos serviços de atenção especializada na rede de cuidados de saúde da pessoa com deficiência.

Os atendimentos acontecem junto a sede da APAE e beneficiam um total de 8 municípios. O prefeito Álvaro Decarli expressa sua gratidão ao Governo do Estado por mais esta conquista e destaca o grande avanço para Cerro Grande e região em contar com este centro. O gestor elenca este fato como uma das principais obras da atual gestão cumprindo com a missão do Poder Publico que é cuidar das pessoas.

Edevaldo Stacke/Cerro Grande.

Compartilhar