Palestra e plantio de ipê marca o setembro amarelo em Cerro Grande


A manhã desta segunda-feira 29 de setembro foi marcada pela realização de uma importante palestre em Cerro Grande com o juiz da comarca de Rodeio Bonito, Dr. Roberto de Souza Marques da Silva. O evento aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes 13 de abril e contou com a participação de cerca de 400 pessoas.

Durante a manhã também aconteceu o plantio de uma muda de Ipê amarelo nas imediações do Ginásio, simbolizando o alerta para com a importância da conscientização quanto a prevenção ao suicídio e o cuidado com a saúde mental. O prefeito Álvaro de Carli na abertura do evento agradeceu a disponibilidade do magistrado em estar presente em Cerro Grande para abordar este importante tema voltado também a saúde pública.

Em sua palestra o juiz Roberto Marques destacou dados e estatísticas relacionadas ao assunto a nível e país: No Brasil, cerca de 14 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, o que equivale a uma média alarmante de 38 mortes por dia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses números refletem uma triste realidade e apontam para a crescente preocupação com a saúde mental.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nos últimos anos o Brasil registrou um crescimento de 43% nas mortes por suicídio. Ainda segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros pensaram em algum momento dar um fim a própria vida, desses 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. O suicídio constituí um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexo, classes sociais, culturas e idades. 

O setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como Mustang Mike. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte. No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem: Se você precisar, peça ajuda.

 A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio o laço amarelo.

Edevaldo Stacke/Ascom Cerro Grande

Compartilhar