Escola Municipal Getúlio Vargas de Cerro Grande promove Educação Fiscal através da análise da conta de energia elétrica

Nesta semana, a Escola Municipal Getúlio Vargas, de Cerro Grande, inovou ao implementar uma atividade de Educação Fiscal voltada aos seus alunos, com foco na compreensão dos tributos presentes na conta de energia elétrica. A iniciativa tem como objetivo despertar nos estudantes a consciência sobre a arrecadação de impostos e sua importância para o funcionamento dos serviços públicos essenciais.
A atividade consiste na análise detalhada de uma conta de energia elétrica, na qual os alunos identificam os diferentes tributos cobrados, como ICMS, PIS e COFINS, além de verificar o consumo em kWh e o valor total da fatura. Cada estudante trouxe de casa uma conta de luz, permitindo uma abordagem prática e próxima da realidade de cada família.
Após a análise, os alunos participaram de debates sobre o destino desses impostos, discutindo como eles contribuem para o financiamento de áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura. Para aprofundar o entendimento, foi proposta uma pesquisa sobre a aplicação dos recursos arrecadados e sua importância para a sociedade.
Além disso, uma atividade complementar envolveu a construção de gráficos que representam o consumo de energia em kWh, com base nas contas analisadas. Essa atividade visual ajudou os estudantes a compreenderem melhor o padrão de consumo e a refletirem sobre hábitos que podem ser ajustados para economizar energia e dinheiro.
Segundo a coordenação pedagógica da escola, a iniciativa busca não apenas ensinar conceitos de Educação Fiscal, mas também estimular a cidadania e o entendimento de como os impostos impactam o cotidiano de cada um.
A atividade na Escola Municipal Getúlio Vargas é um exemplo de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para formar cidadãos mais conscientes e participativos, promovendo o entendimento de temas essenciais para o desenvolvimento social e econômico da comunidade.
Edevaldo Stacke/Ascom Cerro Grande