NOTÍCIAS|

Distante dos grandes centros culturais e científicos, dos espaços consagrados da cultura e da ciência, Cerro Grande e seus indivíduos carecem da inclusão científica, do pensamento mais elaborado, da valorização cultural. As Mostras Científicas e as Feiras de Ciências são instrumentos potencializadores da necessária e urgente atitude despertadora, nas comunidades pequenas e isoladas por questões geográficas, e incentivadoras do pensamento e de atitudes científicas.

Nessa perspectiva, o território cerrograndense desenvolve, em agosto de 2022, a XV edição da Mostra Pedagógico-Científica- XV MIPC. Ao longo de quatorze anos o território cerrograndense, envolvendo escolas das redes municipais e estaduais, desenvolve ações de pesquisa e comunicação dos resultados, inclusive com bolsistas do Ensino Médio, financiados pela URI (PIBIC) e CNPq. Já há essa modalidade de bolsistas no município de Cerro Grande, especificamente no Ensino Médio, desde as primeiras edições provisionadas pelo CNPq, em 2014. Em todas as edições em que o CNPq editou bolsas para o Ensino Médio, Cerro Grande, sempre teve, pelo menos, duas bolsas. Isso demonstra, em partes, o histórico científico pelo qual primam as redes estadual e municipal do território.

É neste mesmo sentido que se desenvolvem as Mostras Pedagógico-Científicas, na atualidade ou, antes de 2005, denominadas Feiras de Ciências. As edições tem se constituído em evento significativo para o território e, também, para a região, pois são convidadas escolas, entidades universitárias, Coordenadoria de Educação, órgãos da administração pública e entidades da comunidade. Na média, as Mostras têm acontecido a nível territorial e se expandido para participações em outras regiões, com reconhecimento científico, inclusive, pela obtenção de premiações a nível regional e estadual.

A MIPC, com o tema Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável, oportuniza a integração entre alunos e professores de diferentes escolas da rede de ensino do município de Cerro Grande, conforme definido pelas Bases Comuns Curriculares em implementação no Brasil. Ainda desenvolve atividades que possibilitem os estudantes perceberem seus potenciais, seus valores, instigados por desafios, situações-problema, práticas e projetos que possibilitem a interação entre alunos estaduais e municipais, professores e comunidade em geral nas diversas criações, invenções, experimentos e pesquisas. O Projeto Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável se organiza e desenvolve a partir da preocupação com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia para a promoção da educação e do ensino na perspectiva da sustentabilidade, da manutenção e da defesa da vida.

Estarão envolvidos na XV MIPC, Estudantes e Professores/as das redes municipal e estadual de ensino do território municipal de Cerro Grande, totalizando, aproximadamente, quatrocentos e cinquenta (450), além de pais, mães e comunidade em geral, expressando um contingente de duzentas (200) pessoas, além de autoridades e representantes de entidades, da Universidade promotora da Feira, convidados/as e escolas visitantes da região. A XV MIPC realizar-se-á no Ginásio Municipal de Cerro Grande, nos dias 10 e 11 de agosto, em função do dia do/a estudante.

Com relação aos resultados esperados com a mostra, ao envolver a comunidade escolar do território cerrograndense, a comunidade em geral, instituições, entidades do município, entidades regionais da educação e científica, como a Associação Científica Medeia e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Frederico Westphalen-RS, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, preocupa-se em divulgar a ciência, o pensamento científico, a pesquisa e as produções individuais e coletivas e incentiva a cooperação, a formação, o desenvolvimento intelectual e o exercício da cidadania e da potencialidade de pesquisa, com estudantes comprometidos com a melhoria da sociedade em geral. Nessa mesma finalidade, promover a reflexão e o questionamento da capacidade cidadã, o compromisso pessoal e comunitário, a consciência do outro como possibilidade e necessidade de cuidado e abertura para o diálogo e a solidariedade. Tem, dentre as entidades envolvidas e participantes: Associação Científica Medeia, Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia), URI-FW, CE Dr. Dorvalino Luciano de Souza – Cerro Grande-RS, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cerro Grande-RS, Grêmio Estudantil Professora Matilde Ignês Cenci, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI-FW, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU/URI, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI – e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Search Window
Skip to content