NOTÍCIAS|

Através da Secretaria Municipal da Saúde, o Município de Cerro Grande está divulgando o seu plano municipal de vacinação contra a Covid-19.  Este Plano é um instrumento dinâmico no processo de planejamento das ações e estratégias para a campanha nacional de vacinação contra o corona vírus, com o objetivo de implantar a campanha de vacinação contra a Covid-19 de forma ágil e organizada no município, complementando o plano nacional e o estadual, com o intuito de contribuir para a redução da morbidade e mortalidade pela Covid-19, como também na redução da transmissibilidade da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cerro Grande destaca ainda, que a vacinação contra a Covid-19 será realizada conforme o recebimento de doses vindas do Ministério da Saúde e repassadas para a Coordenadoria Regional de saúde e em seguida para os municípios. A quantidade de doses recebidas será aplicada nos grupos prioritários, seguindo orientação e fases da campanha. O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme o protocolo do Estado, adaptado conforme os serviços existentes no município e priorizando neste momento os profissionais com atendimento direto a casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Cabe esclarecer que todos os grupos prioritários serão contemplados com a vacinação, entretanto, a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade da vacina.

Segundo o Plano Municipal, nesta primeira fase foram imunizados os profissionais de Saúde (incluindo profissionais de apoio, cuidadores de idosos, entre outros) somando 50 doses e pessoas acamadas ou domiciliadas acima de 60 anos, quando foram aplicadas mais 15 doses. O município já está iniciando a segunda fase com a vacinação de idosos acima dos 80 anos e posteriormente as demais faixas etárias se estendendo até 60 anos. Na terceira fase serão imunizadas pessoas com comorbidades como: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, pessoas com anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Na quarta e última fase receberão a vacina, trabalhadores educacionais (educação infantil pública e privada, rede estadual e municipal de ensino, pessoas com deficiência permanente severo, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário.

Ao todo, deverão ser imunizadas no Município de Cerro Grande cerca de 1.116 pessoas, sendo que o município tem uma população estimada de 2.443 habitantes, ou seja, em torno de 45 % da população total do Município deverá receber a vacina contra a Covid-19. Segundo a diretora da Unidade Básica de Saúde, Fernanda Battisti, este é um número significativo e que coroará todo o esforço e dedicação que os profissionais da equipe de saúde estão empreendendo nesta causa. O secretário municipal de Saúde, Valcir Domingo Alberti, também destaca a importância da vacinação e da população manter as medidas de prevenção contra o vírus.

 

Edevaldo Stacke/Ascom Cerro Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Search Window
Skip to content