Leitura e escrita na aprendizagem dos alunos

A escola possui um papel fundamental no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura e da escrita nos indivíduos, pois é ela que por meio do seu processo de ensino e aprendizagem ensina ler e escrever, como também tem o dever de aprimorar os atos de leitura e escrita, permitindo que seus educandos possam desenvolver o hábito de ler, e, consequentemente, escrever de maneira correta e adequada aos padrões formais da língua.

Então, para que esse processo ocorra de maneira harmônica e eficaz é necessário que a escola em seu processo de ensino de aprendizagem priorize o ensino desde as séries inicias até as finais, de modo que educadores realizem práticas de leitura e escrita direcionadas para a aprendizagem e principalmente voltadas para a reflexão e compreensão do que se lê e escreve. Assim, ao ler um texto o aluno deve saber ler e compreender de maneira reflexiva e crítica para posteriormente saber expor tanto verbalmente como através da escrita o que compreendeu. Mas essa não é uma tarefa simples, pois deve ser realizada por meio de práticas que além de envolver o aluno, também mostrem a importância de ler e escrever.

Por isso, o desenvolvimento do hábito da leitura é uma das práticas educativas primordiais da escola, uma vez que devem ser realizadas em todos os níveis de ensino, a fim de que, através delas, aprimore-se o conhecimento, a escrita, a interpretação e a compreensão.  Esses são fatores essenciais que levam a um bom resultado do processo de ensino e aprendizagem, porém atitudes devem partir da escola e de seus educadores, independentemente de disciplina ou nível de ensino.

O professor em um importante papel desempenhar no desenvolvimento e seus alunos leitores. O papel principal do professor é de mediador entre o aluno e o objetivo do conhecimento fazendo a leitura como processo interdisciplinar, prazeroso, interessante, onde aconteça a socialização dos saberes e a igual participação dos sujeitos aprendizes.

Desse modo, conhecer as suas concepções é fundamental para que o educador possa refletir seriamente sobre a importância que ela tem para o educando como processo de ensino/aprendizagem. Assim, em uma sociedade em que prevalece a tecnologia e a transmissão de cultura, o educador precisa conhecer as estratégias de leitura e procurar desenvolver no educando o domínio dessas estratégias, possibilitando, desta forma, uma leitura significativa e principalmente a função que ela exerce tanto dentro como fora do ambiente escolar. Por isso, deve-se levar em conta que escola e sociedade estejam comprometidas com a leitura, a escrita e com a formação de leitores para toda a vida.

De acordo com Cardoso e Pelozo (2007), a leitura desenvolve a capacidade intelectual do indivíduo e a criatividade e deve fazer parte do cotidiano. Os primeiros contatos do indivíduo com a leitura são de fundamental importância para suas percepções futuras, pois interferem na formação de um ser humano crítico, capaz de encontrar as possíveis resoluções para os problemas sofridos pela sociedade a qual se pertence. Sendo assim, a reflexão sobre o ensino e incentivo da leitura é indispensável nos dias de hoje.

Portanto, leitura e a escrita são essenciais para a vida de todo o indivíduo, como também para educando de todos os níveis de ensino e disciplinas escolares. Dessa forma, a cada ano/serie, o aluno precisa desenvolver cada vez mais sua capacidade de ler e de escrever. Mas esse é um trabalho que se faz em parceria (escola, professor e aluno) para que o resultado do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita em sala de aula sejam os melhores possíveis.

Tânia Teresa Cosmann, professora da rede municipal de Cerro Grande e Lajeado do Bugre, RS.