Tânia Canci Salete Brocco Sartori
Claudia Benedetti
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA APAE
Cerro Grande, Rio Grande do Sul Maio de 2022
Resumo:
Por muito tempo na história da humanidade as pessoas com deficiência foram tratadas com exclusão. Nos dias atuais muito já se evoluiu no caminho da inclusão e do atendimento para as pessoas com necessidades educacionais especiais, mas muito ainda precisa se evoluir para que a sociedade realmente inclua a todos sem distinção. As escolas especiais e as Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) proporcionam atendimentos direcionados para o desenvolvimento de cada deficiência. Dessa forma, buscamos através deste estudo, compreender como o atendimento nas aulas de educação física nesses espaços pode contribuir para um desenvolvimento adequado e integral dos educandos, respeitando as diferentes necessidades e contribuindo para que a inclusão de todos aconteça de forma efetiva.
Palavras chaves: PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. APAE. EDUCAÇÃO FÍSICA.
Sumário
INTRODUÇÃO
Por vários séculos as pessoas com deficiências foram submetidas às práticas de exclusão social, sendo excluídas de qualquer atividade por serem consideradas inválidas inúteis à sociedade e incapazes para o trabalho. (CASAGRANDE, 2012).
Atualmente, muito foi estudado e evoluído na questão das pessoas com necessidades especiais. Hoje temos leis que orientam o atendimento e o dever do estado para essas pessoas. Existem escolas e associações que desenvolvem um trabalho voltado para o desenvolvimento global das pessoas com deficiências.
A Educação Especial na atualidade busca contribuir, de maneira intencional e planejada, para a superação de uma Educação Especial equivocada: o que responsabiliza o deficiente ou o seu meio próximo pelas dificuldades de aprendizagem e de adaptação; exerce uma função segregadora e excludente, e atua contra os ideais de inclusão e integração social de pessoas com deficiência e a garantia de sua plena cidadania. (OLIVEIRA, 2006 apud CASAGRANDE, 2012).
A APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, se caracteriza por ser uma sociedade civil, filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional com duração indeterminada. As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) desempenham um papel de atender crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais.
Quando se pensa na educação especial e nos atendimentos realizados nas Apaes, onde são atendidos alunos com necessidades educacionais especiais, surge o interesse de se entender melhor sobre os atendimentos da Educação Física nesse ambiente.
O tema “Educação Física na Educação Especial” foi escolhido com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a Educação Física Adaptada, bem como da Educação Especial. O objetivo deste trabalho foi o de estudar sofre a Educação Física na Educação Especial, conhecer e relatar sobre a Educação física na APAE.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
É necessário observar que a Educação Especial é bastante abrangente e ampla, engloba uma diversidade de necessidades educativas especiais, assim como uma equipe multidisciplinar composta pelos mais diversos profissionais especializados. Seu objetivo
principal é promover uma melhor qualidade de vida àqueles que, por algum motivo, necessitam de um atendimento adequado à sua realidade física, mental, sensorial e social. (KOEHLER, 2008, apud CASAGRANDE, 2012).
Quando se trata de Educação Especial, Mazzotta (2003, p. 11 apud Strapasson e Carniel, 2007, p.1-2), a define como:
A modalidade de ensino que se caracteriza por um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais organizados para apoiar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação formal dos educandos que apresentem necessidades educacionais muito diferentes das da maioria das crianças e jovens. Tais educandos, também denominados de “excepcionais”, são justamente aqueles que hoje têm sido chamados de “alunos com necessidades educacionais especiais”.
Para Perreira (2016) a inclusão é uma ação educacional, social e político que defende o direito de todos poderem participar da sociedade e serem respeitados, independente de suas diferenças. No contexto educacional, a inclusão defende o direito dos estudantes de explorarem o seu potencial, bem como de desenvolverem competências que lhes permitam exercer o seu direito de uma educação de qualidade, atendendo, assim, às suas necessidades, interesses e características. (apud STRAPASSON e CARNIEL, 2007).
Em nossa concepção, as escolas especiais têm papel fundamental no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos com deficiência, pois, elas oferecem atendimento especializado, diferente de escolas regulares, que, na maioria dos casos, não tem nada a oferecer à essas pessoas “diferentes”, que necessitam de estímulos diferentes, de adaptações, de aceitação. (strapasson e Carniel, 2007, p.2).
A partir de metade do século XX, com a intensificação dos movimentos sociais de luta contra todas as formas de discriminação que impedem o exercício da cidadania das pessoas com deficiência, emerge, a nível mundial a defesa de uma sociedade inclusiva. (CASAGRANDE, 2012).
Portanto, a realidade da Educação Especial brasileira ainda não é a adequada, mas percebe-se grande mobilização por parte de todos em relação à melhoria da mesma, e é claro que a Educação Física não fica de fora desse contexto. (CASAGRANDE, 2012).
A APAE NO BRASIL
De acordo com a Federação Nacional das APAES (2008), em 11 de dezembro de 1954, foi fundada na cidade do Rio de Janeiro – RJ, a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, por iniciativa de Beatrice Bemis, que era membro do corpo diplomático norte–americano e mãe de uma pessoa com Síndrome de Down. De 1954 a 1962, surgiram outras APAES. No final de 1962, doze das dezesseis existentes, nessa época, encontraram-se, em São Paulo, para a realização da primeira reunião nacional de dirigentes apaeanos, presidida pelo médico psiquiatra Dr. Stanislau Krynsky. Pela primeira vez no Brasil, discutia-se a questão da pessoa com deficiência com um grupo de famílias que trazia para o movimento suas experiências como pais de deficientes e, em alguns casos também como técnicos na área. (apud CASAGRANDE, 2012).
Para uma melhor articulação de suas ideias, sentiram a necessidade de criar um organismo nacional. Então no dia 10 de novembro de 1962 foi criada a Federação Nacional das Apaes, que funcionou durante vários anos em São Paulo. Com a aquisição da sede própria a Federação foi transferida para Brasília. Adotou-se como símbolo a figura de uma flor ladeada por duas mãos em perfil, desniveladas, uma em posição de amparo e a outra de proteção. (CASAGRANDE, 2012).
A Federação, a exemplo de uma APAE, se caracteriza por ser uma sociedade civil, filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional com duração indeterminada, congregando como filiadas as APAES e outras entidades congêneres, tendo sede e fórum em Brasília – DF. A APAE vem a ser constituída, integrada por pais e amigos de uma comunidade significativa de alunos com necessidades especiais, contando para tanto com a colaboração da sociedade em geral, do comércio, da indústria, dos profissionais liberais, dos políticos, enfim, de todos quantos acreditam, apostam e lutam pela causa da pessoa com deficiência. (FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES, 2008 apud CASAGRANDE, 2012).
EDUCAÇÃO FÍSICA NA APAE
Quando se fala em Educação Física se refere a um extenso campo de ações. O interesse básico é o movimento humano, mais especificamente a Educação Física se preocupa com o relacionamento entre o movimento humano e outras áreas da educação, isto é, o relacionamento do desenvolvimento físico com o mental, social e o emocional
na medida em que eles vão sendo desenvolvidos. (BARBANTI, 2012 apud CASAGRANDE, 2012).
De acordo com a Federação Nacional das APAES (2001), a Educação Física oferecida pelas escolas das APAES deve incluir o corpo, o movimento e a ludicidade como aspectos educacionais indissociáveis, e oferecer oportunidades educacionais adequadas ao desenvolvimento integral e à manutenção da saúde na busca de uma efetiva participação e integração social. (CASAGRANDE, 2012, p.37).
A educação física busca desenvolver o bem estar geral de cada pessoa pelo uso de movimentos. O resultado educacional da experiência motora não é limitado aos benefícios corporais. Assim, a área de Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, se consideram fundamentais as atividades culturais de movimento com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde. (BRASIL, 1997 apud CASAGRANDE, 2012).
De acordo com o documento norteador de Educação física, Desporte e Lazer da Federação Nacional das Apaes a sua missão é:
Promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o Movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social de seus usuários. (FENAPAES, 2017, p.8).
“A atuação no setor da Educação Física tem seus princípios e concepções de corpo e movimento, levando em conta as dimensões sociais, políticas e afetivas que se interagem no desenvolvimento social e como cidadão.” (FENAPAES, 2017, p.43).
É imprescindível deixar claro os objetivos da Educação Física Escolar referente ao esporte, ginástica, lutas, que servem como instrumentos de trabalho e referência. As propostas para fins de alto rendimento (profissionalismo) não serão metas principais da escola. A Educação Física deve oportunizar à totalidade dos estudantes respeitando suas particularidades e potencialidades, tendo como tarefa garantir práticas de cultura corporal, contribuindo para a construção de uma pessoa íntegra e crítica. (FENAPAES, 2017, p.43).
As atividades deverão ser distribuídas de forma a contemplar a inclusão de todos os alunos, aproveitando as diferenças individuais para troca e enriquecimento de todos, observando que o desenvolvimento não é homogêneo. Cada etapa e idades necessitam
ser analisadas para desenvolver um trabalho adequado, buscando estimular o desenvolvimento global.
Os conteúdos a serem trabalhados no processo ensino aprendizagem devem considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões (cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social). Deve-se evitar limitar a exercício de certas habilidades e destrezas, mas priorizar as orientações e o preparo do educando para reflexão sobre as suas possibilidades corporais a fim de que exerça com autonomia de modo social e culturalmente significativa. (FENAPAES, 2017, p.43).
De acordo com o documento norteador da educação física, desporto e lazer da Federação Nacional das Apaes a Educação Física nas APAES é organizada da seguinte forma, onde deverão ser distribuídos e desenvolvidos de acordo com o projeto pedagógico, as especificidades e as características dos educandos de cada escola e de cada região. (FENAPAES, 2017).
ORGANOGRAMA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS APAES
Observa-se através deste organograma que as aulas de educação física escolar são planejadas após serem realizadas avaliações físicas nos alunos e que o planejamento
é baseado nos documentos leais que são referência para cada etapa da educação básica. Além das aulas regulares de educação física disponibilizadas nas Apaes os alunos podem participar de atividades de desporto, lazer e atividades diversificadas, nesses atendimentos os alunos podem ser preparados para participar de competições realizadas pelas Apaes a nível Regional, Estadual e Nacional além de jogos e gincanas locais.
“O esporte tem importância significativa nas aulas de Educação Física, pois os alunos podem aprender por meio da prática esportiva, muitos valores fundamentais que levam para a vida, como: respeito, união, socialização, amizade, entre outros.” (CASAGRANDE, 2012, p.11).
O esporte como lazer implica também uma mudança de sentido da prática esportiva onde, ao invés dos participantes se adequarem às normas, e a atividade que é moldada para atender aos objetivos, expectativas e capacidades dos participantes. Este processo se dá através de adaptações do ambiente, regras e materiais envolvidos na prática, e na forma como a atividade é conduzida pelo grupo praticante, ou pelo promotor da atividade. (CASAGRANDE, 2012).
Frente a isso, destaca-se o esporte como uma peça fundamental para as aulas de educação física, seja ele praticado na perspectiva da competição ou como conteúdo. E também se observa que através das práticas de educação física além dos diversos estímulos que proporcionam um desenvolvimento integral para os alunos, quando interagem com os colegas e participam de jogos e campeonatos os alunos exercem sua autonomia e participam da sociedade.
CONCLUSÃO
Entende-se que a Educação Física está diretamente relacionada com o desenvolvimento humano, à promoção da saúde, qualidade de vida, desenvolvimento motor, área emocional caracterizando sua contribuição específica, as quais deverão respeitar as limitações e desenvolver ao máximo as potencialidades das pessoas. Contudo, isto reforça o interesse em demonstrar que a Educação Física para as pessoas com deficiência oportuniza muito mais que o movimento, que ela é extremamente auxiliadora e benéfica em todo o seu desenvolvimento, sua aprendizagem e em sua educação. E quando praticada de forma contínua e bem direcionada pode reforçar as habilidades físicas e cognitivas, além de ajudar a construir valores e atitudes saudáveis para a vida em sociedade, cooperando para a formação crítica e integral do ser humano,
por meio da superação, do respeito, da solidariedade e da aceitação de normas e regras em seu meio social. (CASAGRANDE, 2012).
Conclui-se que há muitas possibilidades de trabalhar a educação física na APAE, sendo que a maior dificuldade encontrada é a própria deficiência de alguns alunos. Uma alternativa é adaptar esse conteúdo para oportunizar este conteúdo para todos. Então parte do professor criar essas possibilidades, pois tem espaços, materiais diferenciados, e apenas fazer com que as aulas se adaptem conforme cada dificuldade encontrada no aluno. (CASAGRANDE, 2012).
Com a realização deste estudo percebeu-se que a Educação Física desenvolvida na APAE, contribui para o desenvolvimento global de cada aluno com deficiência, bem como para a saúde e qualidade de vida dos mesmos. Através das aulas de educação física são proporcionados muitos benefícios para os alunos, além de oferecer diversas oportunidades, como por exemplo, conhecerem lugares diferentes, participarem de competições e interagirem com outras pessoas. (CASAGRANDE, 2012).
Apesar do salto qualitativo no trabalho da Educação Física Adaptada nas duas últimas décadas resultante de vários estudos e pesquisas, ainda é preciso caminhar muito sobre formação de professores de Educação Física que trabalham com Educação Especial.
REFERÊNCIAS
CASAGRADE, Fernanda Antoneli. Educação física, mola propulsora para os esportes nas apaes? Disponível em: <http://repositorio.unesc.net/handle/1/1500>. Acessado em 17 de abril de 2022.
SOARES, Roberto Antônio e RAULINO, Andrea Glaucy Darvim. FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES. Educação física, desporto e lazer : documento norteador. Brasília: APAE Brasil, 2017.
STRAPASSON, Aline Miranda e CARNIEL, Franciele. A educação física na educação especial. Disponível em: < https://www.efdeportes.com/efd104/educacao- fisica-especial.htm>. Acessado em 17 de abril de 2022.